Vila Serena Bahia

Centro para Tratamento de Dependência Química

Quem Somos

Vila Serena é um centro especializado para tratamento de dependência química de álcool, outras drogas e demais transtornos de impulso (jogo, internet, sexo, medicação, compras compulsivas). Utiliza uma abordagem humanística, baseada nos Doze Passos de Alcoólicos e Narcóticos Anônimos e na Terapia Cognitivo Comportamental. Atua no Brasil desde 1982, em diferentes estados, sob sistema de franquia. Na Bahia, o Vila Serena iniciou suas atividades em 1995, se tornando o primeiro e único centro no Brasil certificado pela ISO 9001:2008. (Fonte: Comitê Brasileiro da Qualidade).


O surgimento do Vila Serena

No final da década de 70, a empresa Johnson & Johnson do Brasil quando foi implantar o programa para recuperação de seus funcionários, procurou Centros de Tratamento que utilizassem o Modelo Minnesota como abordagem terapêutica, que era referência americana, devido aos resultados satisfatórios. A Johnson & Johnson em parceria com John Burns¹ e Liliana Burns, fundaram em 1982, no Rio de Janeiro, o Vila Serena, cuja metodologia seguia a orientação da Fundação Hazelden de Center City, Minnesota, Estados Unidos. As primeiras empresas que utilizaram o serviço do Vila Serena, encorajadas pela Johnson & Johnson, foram: Caterpillar, Dow, Monsanto, MWM, Sabesp e Eletropaulo.


Americano, Ph.D. DEAP, Fundador do Vila Serena no Brasil. Psicólogo, Teólogo. Mestre em Sociologia na Azuza Pacific University, doutor em Administração de Programas de Tratamento de Dependência Química pelo Union Institute. Autor de diversos livros sobre tratamento de dependência química.