Vila Serena Bahia

Centro para Tratamento de Dependência Química

Tratamento e Outros Serviços

Tratamento de dependência química, co-dependência e outros transtornos de impulsos

Metodologia

Para tratar a dependência química e outros transtornos de impulso é necessário compreender o paciente como um todo, considerando sua complexidade..
O foco do nosso tratamento é estimular o dependente a desenvolver uma nova forma de viver, permanecer em abstinência de substâncias psicoativas e adotar novos hábitos e comportamentos.
Para auxiliar nesse processo, dispomos de um ambiente humanizado, aconchegante e tranquilo, que propicia ao indivíduo o recolhimento necessário, para encontrar as respostas e potencializar os resultados do seu tratamento.


  • Isto inclui:
    Utilizar o Modelo Minnesota, que mundialmente se consolidou como a metodologia mais eficaz, para tratar dependência química e outros transtornos de impulsos;

  • Prescrever um plano de tratamento terapêutico individualizado, para atender as demandas específicas de cada caso;

  • Realizar diversas atividades terapêuticas como: palestras didáticas, leituras, dinâmicas, grupos sentimentos, vídeos especializados, hidroginástica, educação física e grupo estória, dentre outras. Tendo como objetivos intensificar o autoconhecimento e o processo psicoeducativo;
  •  
  • Propiciar a convivência num contexto grupal onde a partilha é estimulada, a fim de promover ao dependente químico a oportunidade de rever sua história com outras pessoas que partilham do mesmo problema;

  •  
  • Elaborar Plano de Pós-Tratamento, onde o dependente químico estabelece metas para a sua reinserção social, objetivando manter-se em abstinência de substâncias psicoativas, e metas para a reformulação dos comportamentos necessários, a fim de melhorar sua qualidade de vida;
  •  
  • Realizar o Programa Familiar, que visa envolver a família no processo do tratamento do dependente químico, com o intuito de maximizar as chances de recuperação;
  •  
  • Assegurar assistência médica, a fim de monitorar e assistir a síndrome de abstinência – fase de desintoxicação e a síndrome de dependência;

  • Estimular o foco do tratamento para o processo de mudança pessoal.


Objetivos

A dependência química é uma doença progressiva que afeta o indivíduo em suas diversas dimensões: física, emocional e espiritual, gerando consequências na sua vida familiar, social, profissional etc. Nosso tratamento tem como objetivos conscientizar o indivíduo sobre a complexidade da doença e motivá-lo para:


  •  Viver em abstinência das substâncias psicoativas;

  •  Mudar o estilo e melhorar a qualidade de vida, reintegrando-se a sociedade;

  • Desenvolver habilidades para lidar com sentimentos, saber identificá-los e expressá-los;

  • Desenvolver habilidades para lidar com as dificuldades e assumir a  responsabilidade com sua recuperação;

  • Trabalhar a auto-estima, assertividade e capacidade de realização;

  • Aprender a compartilhar, confiar e acreditar.

Modalidades de Tratamento

No primeiro momento é realizado uma Consulta de Avaliação Diagnóstica, baseada nos critérios estabelecidos pela American Association Of Addiction Medicine, a fim de diagnosticar o grau de severidade de dependência química e definir a modalidade de tratamento mais adequada, que poderá ser:

  • Ambulatorial (Sessões semanais de terapia em grupo e individual);
  • Residência dia (Sessões diárias);
  • Internação (período mínimo de 45 dias).

Pós tratamento

O período do Pós-tratamento é a fase mais importante da recuperação, pois é o momento de reintegração do dependente químico no mundo real, com todos os seus problemas. Nesse momento ele precisa de todo apoio possível e é por isso que Vila Serena faz questão de fazer parte dele, além, sem dúvida, do apoio indispensável da família, da empresa e dos grupos de ajuda mútua - AA/NA. Essa fase é muito importante na consolidação da sobriedade.
O Pós-tratamento se constitui como a segunda fase do tratamento. É realizado, semanalmente, através de terapia de grupo, conduzida por um terapeuta, durante o período mínimo de um ano.


Programa Familiar

O tratamento também é voltado para a família do dependente químico, parte importante no processo de recuperação.
O Programa Familiar tem como objetivos:

Informar sobre as características da dependência química e da co-dependência;
Motivar os familiares a identificarem aspectos necessários de reformulação na dinâmica familiar;
Propiciar a família oportunidade de melhorar a qualidade de vida e de relacionamento com outras pessoas, especialmente com o dependente em recuperação.

O Programa Familiar é conduzido em cinco sábados consecutivos, das 08:00 às 12:00 horas, utilizando como recursos: palestras, filmes especializados e discussões em grupos, compartilhando com outras pessoas que têm problemas semelhantes.


Palestras, treinamentos e consultoria organizacional

Palestras


Realizar palestras informativas e de sensibilização, sobre diversos temas, em empresas, cursos, seminários, simpósios e congressos.
Capacitar e treinar profissionais dentro das Empresas, para que esses possam implantar medidas de prevenção, identificação, abordagem e intervenção junto ao funcionário que apresente problemas relacionados ao uso, abuso e dependência de álcool e outras drogas.



Implantação de política de atenção, prevenção e assistência aos problemas relacionados ao uso, abuso e dependência de álcool e outras drogas nas empresas

A empresa deve tratar o assunto com profissionalismo e ética. O funcionário dependente químico precisa ser abordado com discrição, responsabilidade e segurança. Para isso, Vila Serena conta com uma equipe especializada, preparada para capacitar e treinar os profissionais da sua empresa.

A Política de Atenção, Prevenção e Assistência dentro da empresa tem como objetivos:

    • Conscientizar e mobilizar os empregados da empresa sobre aos problemas relacionados ao uso, abuso e dependência de álcool e outras drogas;
    • Propiciar um ambiente organizacional onde a empresa e o empregado sintam-se motivados a estabelecer, de forma assertiva, uma relação de ajuda.

Realização de Eventos Científicos

Vila Serena realiza Simpósios Internacionais, Fóruns, Seminários e outros eventos visando atualizar e complementar o conhecimento técnico científico dos profissionais da área e demais profissionais interessados no assunto, possibilitando a troca de experiências e o aprimoramento das técnicas utilizadas.