Vila Serena Franchising

Vila Serena é um centro especializado para tratamento de dependência química de álcool, outras drogas e demais transtornos de impulso (jogo, internet, sexo, medicação, compras compulsivas). Utiliza uma abordagem humanística, baseada nos Doze Passos de Alcoólicos e Narcóticos Anônimos e na Terapia Cognitivo Comportamental. Atua no Brasil desde 1982, em diferentes estados, sob sistema de franquia. Na Bahia, o Vila Serena iniciou suas atividades em 1995, se tornando o primeiro e único centro no Brasil certificado pela ISO 9001:2008. (Fonte: Comitê Brasileiro da Qualidade).

No final da década de 70, a empresa Johnson & Johnson do Brasil quando foi implantar o programa para recuperação de seus funcionários, procurou Centros de Tratamento que utilizassem o Modelo Minnesota como abordagem terapêutica, que era referência americana, devido aos resultados satisfatórios. A Johnson & Johnson em parceria com John Burns¹ e Liliana Burns, fundaram em 1982, no Rio de Janeiro, o Vila Serena, cuja metodologia seguia a orientação da Fundação Hazelden de Center City, Minnesota, Estados Unidos. As primeiras empresas que utilizaram o serviço do Vila Serena, encorajadas pela Johnson & Johnson, foram: Caterpillar, Dow, Monsanto, MWM, Sabesp e Eletropaulo.

Franqueador

JOHN E. BURNS PH.D. DEAP

Psicólogo e Teólogo. Mestre em Sociologia pela Azuza Pacific University- CA, Doutor em Administração de Programas de Tratamento de Dependência Química pelo Union Institute. Autor de diversos livros sobre tratamento de dependência química. Um dos fundadores do Vila Serena no Brasil.